8 de setembro de 2016

Adoração, música e afins

As Sagradas Escrituras nos informam que Deus busca por adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Mas afinal de contas, o que isso significa? Grosso modo, devemos nos ater a definição de adoração, que é reverência e reconhecimento de quem Deus é. E esta ação não pode ser apenas de forma verbal, mas deve ser a expressão exata daquilo que temos cultivado em nosso interior, para que assim seja verdadeira. Somente posso adorar Aquele que reconheço de forma profunda e convicta como Único Deus Vivo e Verdadeiro.

Então, a adoração por si só, não está pressa a nenhuma forma de expressão e ao mesmo tempo pode se manifestar através de todas elas, quer seja música, dança, teatro, cinema, literatura, entre outras formas maravilhosas para que isso ocorra. Mas, infelizmente, muitos confundem adoração com música apenas e colocam todas as outras formas de expressão em segundo plano. Já viu que temos o hábito de chamar de adoradores os músicos da igreja, mas não fazemos isso com outros segmentos ministeriais que também estão reconhecendo quem Deus é através das suas ações? Por isso, devemos parar de achar que música é algo mais especial e mais sacro dentro da vida ativa da igreja local e começarmos a nos aperceber das várias formas de adorar a Deus e conduzir outros a fazer o mesmo.

Particularmente, gosto muito de música, mas prefiro um ensino consistente da Palavra (acho que estou sendo tendencioso, afinal essa é minha área. rsrs) que consegue abrir meus olhos para a grandiosidade e santidade de Deus. Mas além das nossas preferências, devemos nos atentar para o fato de que Deus pode e usa todas as formas de expressão para o louvor da sua glória e assim formar adoradores genuínos, que o adoram em espírito e em verdade. Então, deixemos nossos preconceitos de lado, não sejamos tão apegados as nossas preferências e aceitemos o ato de que Deus é Senhor de tudo e por isso a adoração que já existe em nós pode se manifestar segundo a sua multiforme sabedoria. Paz a todos!


Um comentário:

  1. Eu acho que nós músicos somos os melhores e mais adoradores que os outros.
    Brincadeirinha Ton. O seu post falou de forma correta e objetiva, é isso mesmo eu acredito que tudo que fazemos para DEUS fazendo com que Ele seja glorificado e Ele apareça com certeza vc esta manifestando a sua adoração a Ele. Só Ele tem que aparecer, nós somos apenas condutores.

    ResponderExcluir